Boa Cerveja-Feira…. com Bodebrown Rye Pale Ale

Esta semana vamos repetir a dose curitibana nesta coluna, trazendo novamente a Bodebrown com a Rye Pale Ale.

Saindo do senso comum a Bodebrown usou malte de centeio nesta cerveja, um produto pouco usando ainda no Brasil e isso trouxe algumas características bem peculiares a esta cerveja, diferenciando ela das demais Pale Ales que temos no mercado.

Mas só inserir o centeio ainda não é o suficiente para essa cervejaria, então também foram usados os lúpulos Nelson Sauvin, Galaxy e Centennial que vão trazer mais notas aromáticas para esta cerveja.

Para finalizar ainda temos que levar em conta que esta cerveja continuou sua fermentação na garrafa por conta do uso do primming.

Todos estes detalhes fazem a Rye Pale Ale da Bodebrown uma releitura das English Pale Ale que traz várias alterações que a tornam única, mas sem perder a essência do estilo.

Bodebrown Rye Pale Ale

2014.12.19 Rye Pale AleDados Técnicos:

Cerveja: Bodebrown Rye Pale Ale
Estilo: Rye Ale
Teor: 5,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 300 ml

Ao servir temos um líquido dourado, brilhante e com espuma branca, densa e duradoura.

Ao sentirmos o aroma notamos a presença no malte em primeira plano e logo percebemos as notas mais condimentadas surgindo, acompanhadas pelas notas cítricas vindas do lúpulo.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação e no paladar temos as notas de malte novamente presentes, acompanhando a estrutura do aroma, em seguida começamos a notar as notas de condimento que trazem uma leve picância ao paladar e a presença do lúpulo, que traz notas tanto cítricas quanto herbais acompanhadas de um amargor mediano e bem pontuado.

No aftertaste a Bodebrown Rye Pale Ale surpreende, o amargor começa a se destacar e ganhar mais presença e é acompanhado pelas notas herbais e condimentadas desta cerveja.

Esta cerveja se apresenta de forma consistente, com notas picantes, herbais e cítricas e ainda assim refrescante e com amargor agradável.

Para harmonizar vou buscar destacar as notas condimentadas e picantes que foram trazidas pelo uso do malte de centeio nesta cerveja.

Neste caso vou sugerir lascas de parmesão (parmeggiano), este queijo irá trazer notas levemente adocicadas e picantes, que serão destacas pelas notas cítricas, condimentadas e picantes da cerveja. Assim como a cerveja da semana anterior, a Bodebrown Rye Pale Ale é uma ótima opção para um bate papo descontraído acompanhado de uma bela porção de lascas de parmesão.

Prost!

Fabrizio Guzzon