Boa Cerveja-Feira #167…. com Double Red Ale

Por | 12 de maio de 2017

Esta semana vamos colocar na coluna uma cerveja que vivia on tap, mas que teve a chance de correr o mundo quando foi para dentro de uma garrafa, a Double Red Ale.

A Double Red Ale é produzida pela Heilige, uma cervejaria que esta no mercado desde 2010 e esta presente em Santa Cruz do Sul/RS. O vínculo da cervejaria com sua terra natal pode ser visto claramente pelo próprio nome, pois em alemão a palavra Heilige significa “Santa”, uma referencia ao nome da cidade.

Esta cerveja já era produzida pela Heilige, porem servida somente em chopp em seu brewpub. Mesmo sendo servida somente em chopp esta cerveja ganhou a medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja em 2016.

Graças a uma parceria entre WBeer e Heilige, a cervejaria viu a oportunidade de aumentar o alcance desta cerveja que já tinha um aceitação e qualidade notáveis para um público muito maior.

Double Red Ale

Dados Técnicos:

Cerveja: Double Red Ale
Estilo: Imperial Red Ale
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75

No copo a Double Red Ale se apresenta em vermelho escuro, quase castanho e com espuma clara e de boa formação.

Aroma de malte em destaque, com notas de torra suave, caramelo e toffe. Percepção de lúpulo cítrico e terroso bastante agradável e bem inserida. Em segundo plano encontramos um suave toque amendoado, leve resinoso e notas de casca de pão.

Ao provarmos vemos que a Double Red Ale apresenta corpo médio alto e média carbonatação, enquanto que no paladar vemos a presença de malte torrado, caramelo, amargor terroso sendo apresentado de maneira intensa em primeiro plano, seguidos pela percepção de toffe e pão australiano em segundo plano.

O aftertaste é marcado pelo amargor terroso e notas de torra que remetem a machiatto, com final seco bastante agradável.

A Double Red Ale é uma cerveja intensa com notas de malte, caramelo e notas lupuladas em destaque durante toda a degustação e final bastante seco.

Quando imagino qual harmonização propor para esta cerveja logo penso em duas características marcantes que temos, as notas de malte caramelado e o lúpulo.

Minha sugestão é realizarmos uma harmonização com bolinhos de carne recheados de queijo coalho. As notas de malte e caramelo irão destacar por semelhança o sabor da carne, e ao chegarmos no recheio usamos novamente o conceito de harmonização por semelhança entre as notas terrosas do lúpulo e o sabor do queijo coalho.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 comentários para “Boa Cerveja-Feira #167…. com Double Red Ale

  1. Luquita do BeerCast



    Grande Guzzon,

    Interessante que temos alguns exemplares de Imperial ou Double Red Ale mas de fato não há uma classificação para este estilo, me pergunto até se é algo nacional?

    Bom essa vai ter que ser outro que irei correr atrás.

    Abraços!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Luquita

      Eu acho que não é algo nacional…. vejo em alguns rotulos de cervejas importadas esta terminologia de Double Red Ale, inclusive no untappd eles tem essa segmentação, não que o untappd seja um órgão oficial… rsrsrs…

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova



    Fala, Guzzon!
    Tomei essa cerveja faz algumas semanas durante um churrasco com amigos. Um dos meus amigos assina WBeer e não dá conta de tomar todas as que vem, então de vez em quando a gente faz um encontro pra zerar o estoque dele hehe
    Gostei dessa cerveja, foi bem com o contra-filé que estávamos comendo.
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Daniel,
      Ter um amigo que estoca as cervejas da WBeer e depois chama o pessoal para beber é um achado…. rsrsrs
      Tenho tomado algumas reds nas ultimas semanas e esta me agradou bastante, sem falar da arte do rótulo que é muito boa tbm…

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe este código no campo abaixo.

*