Boa Cerveja-Feira #166…. com Schornstein Imperial IPA

Por | 5 de maio de 2017

Esta semana vamos falar de cerveja medalhista, cerveja extrems e cervejaria que olha para o mercado com a Schornstein Imperial IPA.

Esta cerveja é produzida pela Cervejaria Schornstein de Pomerode, uma cervejaria que para quem conhece o podcast sabe que o Renato já visitou e aprovou as cervejas, e para quem ainda não ouviu estas histórias aconselho ouvir o programa 40 do Beercast onde o Renato conta o passeio de Bike dele por Santa Catarina.

Esta Imperial IPA foi feita para o Festival Brasileiro da Cerveja 2017 e a cervejaria não perdeu a viagem na produção desta cerveja, tanto que ganharam medalha de outro na categoria Double/Imperial India Pale Ale com esta cerveja. Segundo Adilson Altrão, diretor da cervejaria, a produção desta cerveja é uma resposta ao público especializado que busca rótulos mais elaborados. E vou um pouco além, o envase em lata mostra que cervejaria não só esta olhando o público como também as tecnologias de produção que estão sendo aceitas no nosso mercado.

Schornstein Imperial IPA

Dados Técnicos:

Cerveja: Schornstein Imperial IPA
Estilo: Imperial India Pale Ale
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

No copo a cerveja apresenta um tom dourado intenso, que se assemelha a ouro velho, com líquido opaco. A espuma creme é de ótima formação, com bolhas pequenas, uniformes e com boa persistência.

O aroma é fresco, cítrico e frutado, com notas de maracujá, casca de laranja, grapefruit e lima, com notas resinosas em segundo plano e sendo acompanhadas por notas de malte mais discretas.

Ao provarmos temos uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação, enquanto que no paladar encontramos uma mescla bem equilibrada do amargor cítrico, alto e persistente com as notas de malte levemente adocicadas e a percepção frutada de maracujá maduro e casca de laranja. Em segundo plano temos notas com toque resinoso e de pinho, alem de uma discreta percepção de toffe.

O aftertaste é bem definido pelo amargor alto, marcante, persistente e limpo que remete a notas cítricas de lima e maracujá.

A Schornstein Imperial IPA é uma cerveja densa e complexa, com notas bastante marcantes, mas sem se perder no sabor, sabendo equilibrar tanto o lúpulo quanto o malte.

Para a harmonização da Schornstein Imperial IPA vamos considerar alem do estilo a origem da cerveja, e sendo uma cerveja produzida na região sul do país vou propor o uso da churrasqueira para prepararmos a harmonização.

Minha sugestão é harmonizar com lascas de fraldinha assada na brasa temperada com manteiga condimentada, desta forma deixamos as notas maltadas da cerveja destacar o sabor da carne, enquanto que o teor alcoólico da cerveja corta a untuosidade da manteiga e deixa as notas cítricas destacarem a percepção dos condimentos.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira #166…. com Schornstein Imperial IPA

  1. Luquita do BeerCast



    Grande Guzzon… eu realmente estou viajando na maionese nos últimos tempo, nem me atentei que saiu uma DIPA da Schornstein e isso pq fui pra Blumenau rs.

    Valeu que vou procurar por ela.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Luquita

      Eu peguei esta breja assim que ela chegou ao La Maison, acho que na mesma semana do lançamento.
      Vale a pena conhecer… a IPA da Schornstein já é bom, esta DIPA é outro ótimo exemplar do estilo…

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Anselmo Mendo



    Guzzon,blz? Essa vem de Pomerode mesmo ou de Hortolândia? Concordo com você, enlatar é mostrar que se está atento as novas tecnologias, isso é bom. Essa manteiga condimentada é comprada ou você que prepara?

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Anselmo,
      Para falar a verdade eu não me atentei ao local da produção da lata….
      E é bem legal ver que as artesanais estão apostando nestas novas tecnologias, vou gostar mais ainda quando o uso destas tecnologias baratear a cerveja…… rsrsrs

      Normalmente eu mesmo faço a manteiga condimentada…. misturo com páprica ou pimenta cayenna.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  3. Daniel Córdova



    Fala Guzzon!

    Tomei essa cerveja no festival e dei 4,25 estrelas no Untappd. Imperial IPA não é meu estilo preferido, mas gostei dessa cerveja.

    Poderias ter harmonizado com algum prato alemão também, como um schnitzel ou um kassler, pois Pomerode é dita a cidade mais alemã do Brasil hehe

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Daniel,

      Sim, pratos alemães com lombo e temperados com páprica são uma boa opção.
      Até um joelho de porco seria uma boa, a cerveja tem alcool o suficiente para cortar a gordura destes pratos.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe este código no campo abaixo.

*