Boa Cerveja-Feira #165…. com Eisenbahn Altbier

Por | 28 de abril de 2017

Esta semana vamos receber uma cerveja campeã, no sentido literal da palavra, com a Eisenbahn Altbier.

Vamos falar de mais uma cerveja originada do Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, um concurso que tem lançado cervejeiros caseiros e suas criações para o mercado nacional por anos, e tem sido um dos concursos mais constantes e de maior abrangência do cenário nacional.

2017.04.28 Eisenbahn Altbier Finalistas

15 finalistas

Neste ano o estilo escolhido foi o altbir e o ganhador foi o Lúcio Rogério Botelho, com uma receita desenvolvida exclusivamente para o concurso. A receita foi escolhida entre mil receitas enviadas, e mesmo quando avaliamos os 15 finalistas vemos que os cervejeiros caseiros estão espalhados por todos o Brasil.

O estilo foi escolhido para homenagear os 500 anos da Reinheitsgebot, justamente por ser um dos estilos mais clássicos da escola alemã ao mesmo tempo em que não é um estilo tão difundido no Brasil. E para a escolha da cerveja campeã a Eisenbahn trouxe 14 jurados, todos envolvidos no mercado cervejeiro, como jornalistas especializados, mestres cervejeiros, sommeliers e especialistas.

Eisenbahn Altbier

2017.04.28 Eisenbahn AltbierDados Técnicos:

Cerveja: Eisenbahn Altbier
Estilo: Altbier
Teor: 5,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

Esta altbier se apresenta castanha clara com nuances avermelhados, cristalina e com espuma persistente e de boa formação.

No aroma encontramos notas de malte, caramelo e toffe equilibradas com a percepção de lúpulo herbal.

Ao provarmos vemos que a Eisenbahn Altbier é uma cerveja de corpo médio baixo e carbonatação média, enquanto que no paladar temos o malte bastante presente, caramelo e suave percepção de pão preto, notas herbais em segundo plano acompanhada por amargor médio baixo persistente e agradável.

No aftertaste temos um toque herbal crescente, amargor agradável e suave toque maltado, com final seco e agradável.

A Eisenbahn Altbier é uma cerveja com sabor marcante e muito adequada ao estilo, confirmando que o concurso da Eisenbahn traz ótimos cervejeiros caseiros para luz dos holofotes e suas criações ao alcance dos consumidores.

Para harmonizar vamos usar as notas maltadas que são marcantes nesta cerveja.

Minha proposta é harmonizar com costela suína assada com páprica feita no forno a lenha, assim usamos as notas maltadas e herbais para destacar o sabor da carne e deixamos o toque levemente defumado que a carne ganha pelo forno a lenha trazer novas percepções as notas de malte.

2017.04.28 Eisenbahn Altbier Harmoniza

Costela Suína assada com páprica

Prost!

Fabrizio Guzzon

9 comentários para “Boa Cerveja-Feira #165…. com Eisenbahn Altbier

  1. Luquita do BeerCast



    Fala Guzzon, grande post e to na seca para tomar essa Eisenbahn, já que este ano o evento de lançamento não foi em Blumenau mas não achei ainda.

    Pra mim, Altbier deveria ser uma cerveja de linha da Eisenbahn, combina bem com eles.

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Luquita,

      Concordo com você Luquita, eles poderiam incrementar o portfolio com alguns estilos classicos e que são fáceis de serem aceitos pelo publico…. como a Alt e a Helles por exemplo.

      Reforçaria a identidade da cervejaria e ainda daria opções tanto para entrantes quanto para quem já tem curte especiais a um tempo.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Anselmo Mendo



    Guzzon, acho que a Eisenbhan deveria se concentrar fortemente nos estilos alemães. Eles parecem ter vocação pra produzir bem essas. Essa costela saiu no forno a lenha de casa? Abração!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Anselmo,
      Eles tem uma tradição bem forte nos estilos alemães, com alguns rótulos belgas como a Strong Gold Ale e a Pale Ale. E fazem isso muito bem.

      Acho que no caso do concurso eles usam como um termômetro do mercado… tanto que uns anos atrás fizeram com uma IPA, depois com uma Blond Ale e depois com uma Irish Red e agora com um estilo bem antigo que é o Alt.

      Não duvidaria que para o próximo ano eles usassem uma Gose ou outra Sour como estilo, dado a força que estas brejas azedas estão tendo no mercado.

      E a costela foi feita no forno a lenha da casa sim…. rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
      1. Daniel Córdova



        O próximo será APA. Teve votação no facebook e esse foi o escolhido.
        Vou mandar a minha =)

        Responder
        1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



          Dani, não tinha visto que já tinha saido o estilo. E APA é outro estilo que esta em alta…. pelo que menos não entraram no hype da NEIPA….hehehehehe

          E boa sorte! Quero ver a sua cerveja dentro os finalistas!

          Abç
          Guzzon

          Responder
  3. Daniel Córdova



    Fala, Guzzon!

    Ainda não vi pra vender por aqui essa cerveja, mas tenho um amigo cervejeiro caseiro que ficou em 2o nessa competição. Tomei a cerveja dele e era muito boa. Achei que fosse ser a campeã. Mas segundo o que ele me disse, a do Lúcio também estava sensacional e o resultado foi justo.
    Agora é encontrar ela nas gôndolas por aqui.

    E essa harmonização tá sacanagem, hein!

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Post do Autor



      Grande Daniel,

      Eu achei a Alt da Eisenbahn muito aderente ao estilo, e uma coisa que este concurso tem feito com consistência é dar espaço para cervejeiros caseiros muito talentosos.

      Essa foi uma harmonização de oportunidade… rsrsrs….. tinha a costela no forno desde cedo e quando fui comprar cerveja achei a Alt na prateleira…. fiz o caminho inverso, estava com o prato e escolhi a cerveja.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe este código no campo abaixo.

*