Boa Cerveja-Feira #164…. com Rodenbach Grand Cru

Esta semana vamos ver como a tradição e o cuidado em manter as origens pode gerar cervejas excepcionais com a Rodenbach Grand Cru.

Esta cerveja é produzida pela Rodenbach, que faz parte do grupo Palm Breweries, situada na Bélgica. A história da cervejaria se inicia em 1836 quando Pedro Rodenbach e sua esposa Regina Wauters deram inicio a cervejaria.

Mas a grande virada ocorreu em 1878 quando Eugene Rodenbach, neto de Pedro e Regina, se tornou o responsável pela cervejaria. Eugene viajou para Inglaterra e adquiriu um profundo conhecimento na produção de portes, acidificação intencional de cervejas e técnicas de envelhecimento, e aplicou todo o conhecimento adquirido para trabalhar na vinificação das cervejas de Rodenbach.

O reflexo deste trabalho do Eugene pode ser visto hoje, nos quase 300 tonéis de carvalho que a cervejaria possui onde alguns tem mais de 150 anos e são protegidos como parte da herança indústria da comunidade de flanders.

Rodenbach Grand Cru

Dados Técnicos:

Cerveja: Rodenbach Grand Cru
Estilo: Flanders Red Ale
Teor: 6,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,25

Ao servirmos a Rodenbach Grand Cru encontramos uma cerveja castanha avermelhada, levemente opaca, com espuma bege clara com bolhas incrivelmente pequenas, uniformes e persistentes, parecendo um creme sobre a cerveja.

Apresenta um aroma acético bastante presente, notas de balsâmico, morangos maduros e cereja em compota. Já em segundo plano encontramos notas amadeiradas e uma percepção de vinificação que trazem um contexto de complexidade a cerveja.

Ao provarmos vemos que a Rodenbach Grand Cru é uma cerveja de corpo baixo e carbonatação médio alta, enquanto que no paladar apresenta notas frutadas de frutas vermelhas como morangos e cerejas maduras acompanhadas por uma acidez mediana e equilibrada. Em segundo plano as notas balsâmicas e amadeiradas surgem no paladar contraponto as notas frutadas.

No aftertaste a acidez e as notas balsâmicas ganham muito destaque, tomando conta do paladar que finaliza refrescante e suculento com o sabor residual de morangos maduros.

A Rodenbach Grand Cru é uma cerveja intensa e ainda assim equilibrada, com destaque para as notas frutadas de frutas vermelhas e final ácido e balsâmico.

Quando pensamos nas opções de harmonização que podem funcionar com esta cerveja, é impossível não pensar nas notas frutadas e na acidez da cerveja.

Minha sugestão é que harmonizemos esta cerveja com bolo gelado de chocolate branco. Assim agregamos a refrescância tanto do bolo quanto da cerveja. O dulçor do chocolate atuará em contraponto a acidez da cerveja ao mesmo tempo em que destaca a percepção de frutas vermelhas.

Prost!

Fabrizio Guzzon