Jerimoon Pumpkin Ale da Bier Hoff

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Conheci o Pedro Serighelli através do Mário Coppini da Bier Hoff. O Pedro é designer formado pela UTFPR, cervejeiro caseiro desde 2011, sommelier de cervejas pela Universidade Positivo/Mestre-Cervejeiro e o responsável pela criação do rótulo da famosa Jerimoon. Ele vai contar pra gente como foi a criação do rótulo dessa já famosa Pumpkin Ale e de quebra descrever o trabalho que desenvolveu em família para a cerveja caseira dos Irmãos Canalha.

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A Bier Hoff já tinha a receita da Pumpkin Ale pronta desde 2012, planejando o lançamento para o Halloween daquele ano. No entanto, o registro no MAPA estava demorando muito para sair devido a entraves burocráticos, principalmente por causa das especiarias usadas na receita.Eu entrei na Bier Hoff no início de 2013, já com a necessidade de criar o rótulo desta cerveja, porém sem definição de quando seria efetivamente lançada em garrafa. Inicialmente ela se chamaria apenas “Bier Hoff Pumpkin Ale”, porém junto com a pessoa responsável pelo Marketing na época, Gisele Lopes, entendemos que era necessário fazer mais barulho para lançar esta cerveja então inédita (acredito que esta foi a primeira pumpkin ale registrada no MAPA no Brasil) e dar-lhe um nome com mais personalidade. Então bolamos um concurso cultural para definir o nome – pumpkin.bierhoff.com.br – que contou com mais de 400 sugestões e posteriormente foi julgada por uma banca de jurados, incluindo especialistas em cerveja e naming. A seleção final, dentre 5 nomes finalistas, foi feita por todos nós internamente, na cervejaria.

Jerimoon, o nome escolhido no concurso.

Jerimoon, o nome escolhido no concurso.

 Não houve briefing vindo da cervejaria para o rótulo. Para iniciar o projeto, criei o briefing e eu mesmo respondi as perguntas de acordo com a minha visão para a comunicação visual e posicionamento daquela cerveja, apenas aprovando junto aos proprietários. A necessidade do cliente era basicamente fazer o lançamento da nova cerveja estourar e ter um rótulo chamativo nas prateleiras. Segui a metodologia clássica de design: pesquisa, geração de alternativas, seleção de alternativas, protótipos, arte-final e produção.
Rascunhos para Jerimoon

Rascunhos para Jerimoon

Como eu era o responsável pela comunicação da cervejaria, as decisões foram tomadas por mim e a diretoria ia aprovando e sugerindo eventuais alterações. Mas foi relativamente tranquilo, sem muitos percalços.

Busquei dar ênfase principalmente na cor. Lembro de ter ficado impressionado com a cor das abóboras caramelizadas quando as vi pela primeira vez, prontas para entrarem na tina de mosturação. Na hora percebi que deveria ser um elemento focal do rótulo.
Várias versões para o rótulo.

Várias versões para o rótulo.

Versão final!

Versão final!

Considerei importante também fazer alguma referência direta às abóboras, visto que é um ingrediente pouco usual em cervejas aqui no Brasil. Aproveitei o nome escolhido, Jerimoon (misturando “gerimum”, nome popular da abóbora, com “moon”, “lua” em inglês), e até mesmo a associação com o halloween, para ilustrar as abóboras sob o luar.

Além disso, no início do projeto, fazendo pesquisas de imagens e montando o painel semântico, percebi uma característica chamativa da aboboreira, que é a curvatura da sua folhagem. Aproveitei este elemento, que já estaria presente na ilustração, para incorporá-lo ao lettering do nome da cerveja, estendendo-se aos arabescos decorativos que “emoldura” todos os elementos. Uma outra característica legal deste rótulo é que aplicamos um verniz localizado especial que brilha na luz negra.

Acredito que o resultado final tenha agradado aos consumidores, e que o rótulo da Jerimoon tenha impulsionado as vendas da cerveja.

Irmãos Canalha e a Bomber IPA!

Eu fazia cerveja com o meu irmão desde 2011 – agora estou parado pois ele está montando a cervejaria com mais dois sócios. Sempre foi uma brincadeira, mas como muitos caseiros, tinha aquela vontade de profissionalizar um dia.Demos o nome de Irmãos Canalha pra cervejaria e a ideia sempre foi fazer uma coisa mais irreverente. Isso se transpassou para as cervejas que fazíamos com mais frequência (uma IPA, uma Tripel, uma Stout, uma Weissbier e uma Vienna). Cada uma tinha um nome brincalhão, entre elas a Bomber IPA. No começo fizemos rótulos para ficar mais legal ao presentear amigos e começar a divulgar aos poucos as cervejas – e claro, por que eu sou designer heheh.Nunca houve briefing, a coisa foi acontecendo organicamente. Brincando durante uma brassagem, definimos o nome, e logo comecei a ter ideias para o rótulo. Escolhemos a ideia de um avião jogando barris de chopp numa galera fazendo churrasco, como se fossem bombas.
Primeiro rótulo, estudo e garrafa da Bomber IPA.

Primeiro rótulo, estudo e garrafa da Bomber IPA.

A primeira versão era bem tosca, mas o pessoal sempre gostou. À medida que a receita foi se aprimorando e a ideia de montar a cervejaria se tornando realidade, viu-se a necessidade de deixar o rótulo com uma cara mais profissional, mas sem perder o espírito da coisa.
Então defini o formato de todos os rótulos da cervejaria. Com a Bomber IPA inicialmente pensamos em fazer um arsenal com metralhadora de lúpulo e barris de chopp explosivos, porém acabamos voltando pro avião jogando bombas de chopp.

Rascunhos do arsenal de guerra!

Rascunhos do arsenal de guerra!

Versões e rótulo final.

Versões e rótulo final.

O resultado é um rótulo que mantém a alma brincalhona que sempre tivemos, com uma execução mais cuidadosa e com maior qualidade. Hoje a fábrica está quase pronta e assim que estiver finalizada os registros das cervejas serão solicitados.

A Bomba!

 Pedro Serighelli
Designer gráfico freelancer focado no setor cervejeiro e, atualmente, responsável pela área de Comunicação e Marketing da rede de franquias Mestre-Cervejeiro.com. 

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