Boa Cerveja-Feira…. com Shipyard Black IPA

Esta semana vamos hastear nossa bandeira e velejar pelo negrume amargo de uma cerveja que desafia nosso paladar e semântica, a Shipyard Black IPA.

Trazendo uma combinação de maltes torrados e lúpulos americanos a Shipyard resolveu trazer um ícone que fizesse a ligação entre o negro da cerveja e a temática náutica, e optaram por trazer em seu rótulo o conhecido pirata Barba Negra, talvez a maior referência ao pirata tenha sido seu curioso hábito de colocar pavios acesos em sua barba e cabelo, criando um personagem que intimidava os inimigos somente pela sua presença.

Outro ponto discutível é o nome da cerveja, o estilo Black IPA já esta bastante difundido e várias cervejarias já apresentam rótulos neste estilo. Mas se IPA é Indian Pale Ale, ou seja cerveja clara, como podemos falar que é uma negra cerveja clara? Em meus profundos estudos…. na verdade esta mais para um opinião baseada na observação, o termo IPA já deixou de ser uma simples abreviação e passou a ser uma definição de estilo e com isso, alterações no estilo como “Black IPA” ou “IPA Lager” podem até ferir a gramática, mas são a evolução natural que os cervejeiros buscam criar e não devemos limitar um estilo simplesmente pelo seu nome de batismo.

Shipyard Black IPA

Dados Técnicos:

2015.04.17 Shipyard Black IPACerveja: Shipyard Black IPA
Estilo: IPA (Black)
Teor: 6,2%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

No copo encontramos um líquido negro e completamente opaco, com espuma bege de boa formação, porem com duração mediana.

No aroma temos uma boa variedade de notas, porem presentes de forma equilibrada. Inicialmente percebemos as notas de malte tostado que trazem a percepção de caramelo, café, malte acompanhado por notas herbais vindas do lúpulo e em segundo plano temos notas mais discretas que remetem a resina e madeira.

Ao provarmos temos um líquido de corpo médio e boa carbonatação, e no sabor temos as notas de malte trazendo caramelo, chocolate e toffe juntamente com as notas herbais do lúpulo que destacam o amargor bem pontuado e presente da Shipyard Black IPA.

Já no aftertaste o amargor ganha ainda mais força e destaca as notas de torra e café, que são acompanhados por um leve aquecimento alcoólico, terminando com um amargor residual de café e seco.

Esta é uma cerveja com notas fortes de torra e café e com um amargor proeminente, mas que se mantém equilibrado.

Para harmonizar com esta cerveja precisamos de um prato forte que não seja apagado pelas notas de café nem pelo amargor.

Por conta disto, sugiro uma porção de bolinhos de feijoada com pimenta dedo de moça. Enquanto o feijão preto e pertences serão destacados pelas notas de torra e café, o amargor herbal da Shipyard Black IPA irá quebrar a picância da pimenta e destacar seu sabor.

Prost!

Fabrizio Guzzon