Boa Cerveja-Feira…. com Rigor Mortis Abt

Esta semana vamos comemorar um aniversário sombrio acompanhados pela Rigor Mortis Abt.

A Rigor Mortis Abt é produzida pela Dieu du Ciel, a mesma que 2015.11.20 undertakercomentamos a respeito na coluna da cerveja Aphrodisiaque e escolhemos esta cerveja pois esta semana o lutador de luta livre Undertaker esta completando 25 anos de atividade no mesmo show, o WWE, e como todo o seu contexto é ligado ao sobrenatural uma cerveja chamada Rigor Mortis vem a calhar.

Para quem não sabe quem é o Undertaker … bem, isso é um erro que vamos tentar corrigir hoje.

Undertaker começou sua carreira na WWE (que naquele tempo se chamava WWF) em 1990 e continua na ativa até hoje com seus 50 anos. Ele tem alguns feitos memoráveis 2015.11.20 hell in the cellem sua carreira, sendo o lutador com o contrato mais longo na ativa e a ter participado do primeiro programa RAW e ainda esta lutando, ser o recordista em desafios no evento Wrestlemania tendo ganho 22 desafios e perdido somente um, sendo 21 vitórias consecutivas, ele criou o “Hell in the Cell” onde todo o ringue é fechado dentro de uma jaula impedindo que qualquer um entre ou saia, por sinal ele é o lutador com maior numero de lutas neste tipo de ringue com treze participações.

Além disso, ele já ganhou 8 títulos mundiais individuais em diversas categorias, 7 títulos de duplas e foi o único lutador a entrar por último no ringue e vencer o evento Royal Rumbel (2007), onde 30 lutadores se enfrentam dentro do ringue.

Rigor Mortis Abt

Dados Técnicos:

2015.11.20 Rigor Mortis AbtCerveja: Rigor Mortis Abt
Estilo: Quadrupel
Teor: 10,2 %
País de origem: Canadá
Embalagem: 341 ml

Ao servirmos encontramos uma cerveja marrom, opaca e com nuances âmbar enquanto que sua espuma se forma de maneira densa e abundante.

No aroma o malte surge em primeiro plano sendo acompanhado por notas não menos intensas de caramelo, toques licorosos, frutas escuras como ameixas secas e uvas passas e ao final as notas de dulçor vindas do malte trazem um toque que remete a açúcar queimado.

Ao provarmos a cerveja encontramos um líquido de corpo alto e carbonatação média enquanto que no sabor vemos uma cerveja com sabor presente de malte, caramelo e frutas escuras com leve presença de chocolate suave, aliado a isso temos a percepção licorosa que remete a licor de ameixas ou frutas escuras.

No aftertaste temos o surgimento de um leve amargor que junto com a forte presença do malte nos trás a percepção de açúcar queimado, juntamente com as notas frutadas e um final sedoso, picante e alcoólico.

A Rigor Mortis Abt é uma cerveja densa com notas destacadas de malte, frutas escuras e um teor alcoólico alto e muito bem inserido e que apresenta um final sedoso e suculento.

Para a harmonização vamos buscar um conceito histórico que esteja ligado à mesma temática, então pensei na Ultima Refeição dos Condenados, e uma delas me chamou a atenção. Em 2011 no Texas um prisioneiro pediu uma quantidade enorme de comida e depois que foi entregue se recusou a comer dizendo que não estava com fome, isso levou o governo do estado a retirar a opção de ultima refeição para os detentos condenados à morte.

Dentre os pratos pedidos há um que se encaixa bem para esta cerveja, trata-se de frango frito com molho gravy. Apesar do frango ser uma carne que é suave demais para esta cerveja, temos aqui o molho gravy que é um molho feito com base nos sucos que saem da carne enquanto é feita e é engrossado no fogo com condimentos e farinha.

Este molho grosso, bem temperado e calórico contrastaria com as notas adocicadas e frutadas da cerveja, trazendo uma nova percepção ao sabor do frango, e os mais de 10% de álcool seriam o suficiente para retirar a untuosidade remanescente do paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon