Boa Cerveja-Feira…. com Rebel IPA

Esta semana vamos nos rebelar contra o sistema junto com a Rebel IPA.

Produzida pela conhecida Samuel Adams esta cerveja busca engarrafar todo o conceita das IPA das costa oeste, mas um pouco diferente das grandes referências como a Stone IPA e Bear Republic’s Racer 5 IPA que tem um amargor bastante presente, ambas acima de 70 IBU, a Rebel IPA tras 45 IBU se colocando praticamente no limite inferior do IBU esperado para uma IPA.

Mas o amargor inferior a estas outras referências é proposital, justamente para colocar em destaque o sabor e o aroma da cerveja que conta com cinco lúpulos clássicos das IPA da costa oeste: Cascade, Simcoe, Centennial, Chinook e Amarillo.

Outro fato interessante sobre a Rebel IPA é que sua origem é o projeto “Micro Cervejaria 10 galões” da Samuel Adams onde eles produzem cerca de 40 litros de cerveja experimental. Esta cerveja nasceu neste projeto e sua aceitação foi tamanha que foi parar na linha regular, inclusive com uma identidade visual diferente das demais cervejas de linha da Samuel Adams.

Rebel IPA

promocao_risoma_img_04Dados Técnicos:

Cerveja: Rebel IPA
Estilo: IPA
Teor: 6,5%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

A apresentação visual da cerveja é invejável, líquido dourado, cristalino com espuma branca, duradoura e de boa formação.

O aroma de lúpulo cítrico com notas de maracujá, grapefruit, manga e pinho se destacam trazendo juntamente a percepção frutada e o frescor da cerveja, em segundo plano encontramos o malte de maneira mais discreta.

Ao provarmos vemos que a Rebel IPA tem corpo e carbonatação média, enquanto que no paladar os sabores frutados e cítricos se destacam, trazendo a percepção de maracujá, manga e casca de laranja com amargor mediano com persistência baixa e final limpo.

O aftertaste se apresenta frutado com amargor baixo e breve com notas suaves e cítricas, fechando de maneira limpa e deixando o frescor da cerveja como percepção mais evidente.

A Rebel IPA é uma cerveja com notas frutadas e cítricas bastante frescas, amargor mediano e breve, mas com uma qualidade invejável e final limpo.

Para a harmonização vamos trazer algo bastante comum ao dia a dia de quem vive nos Estados Unidos e que mantém o espírito caseiro da cerveja.

Eu proponho uma fatia larga de “sausage pizza”, vamos deixar o amargor da cerveja e suas notas frutadas complementarem as notas mais picantes e defumadas do peperone e da salsicha da pizza.

Prost!

Fabrizio Guzzon