Boa Cerveja-Feira…. com G’Knight

Esta semana vamos homenagear um pioneiro no ramo das cervejas artesanais, veterano e piloto de helicópteros Gordon Knight com a G’Knight.

A G’Knight é produzida pela Oskar Blues Brewery, cervejaria da qual falamos um pouco de sua história na coluna da Blue Dream.

Vamos deixar a história da cervejaria um pouco de lado hoje para falar da origem deste rótulo, uma homenagem a Gordon Knight.

Gordon Knight foi um dos cervejeiros artesanais mais expressivos do Colorado, ganhando medalhas de ouro por suas cervejas em 93, 96 e 98. Mas alem de ser uma pessoas totalmente engajada no espírito da cerveja artesanal, a ponto de sócios de Gordon comentarem para o mais importante para ele era a produção da cerveja, todo o demais ciclo de venda e lucro era secundário, ele era um veterano da guerra do Vietnã e piloto de helicópteros.

Infelizmente Gordon perdeu a vida combatendo um incêndio florestal em 2002, enquanto usava seu helicóptero para transportar água para apagar as chamas. O incêndio ocorria na floresta “Big Elk Meadows” em Lyons, cidade natal da Oskar Blues, e para homenageá-lo a cervejaria criou este rótulo em seu nome.

G’Knight

Dados Técnicos:

Cerveja: G’Knight
Estilo: India Red Ale
Teor: 8,7%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,00

Ao colocarmos no copo vemos a G’Knight apresentar uma coloração vermelha, pendendo para o vermelho escuro, cristalina e com espuma muito persistente e levemente avermelhada.

No aroma as notas de lúpulo cítrico se desprendem assim que servimos e são acompanhadas pelas notas de malte, caramelo e suave tosta. Em segundo plano encontramos suaves notas herbais e mentoladas, alem de uma leve percepção resinosa.

Ao provarmos vemos a que G’Knight é uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação, enquanto que no paladar as notas de malte tomam conta do primeiro plano com percepção  de caramelo, toffe, tosta suave e casca de pão. Em segundo plano temos a complementação do paladar com notas cítricas, suave resinoso e amargor equilibrado entre tosta e lúpulo.

No aftertaste o amargor ganha mais destaque, surgindo de maneira crescente e trazendo notas de malte, caramelo e tosta.

A G’Knight é uma cerveja com personalidade marcante e sabores que crescem em intensidade no decorrer da degustação até concluir de forma seca, amarga e saborosa.

Para a harmonização vamos trazer algo que alem de combinar com a cerveja traga também um pouco do conceito caseiro de culinária, assim como a cerveja.

Para isso eu proponho harmonizar a cerveja com rosbife de lagarto com molho de mostarda. Todas as notas maltadas da cerveja irão realçar o sabor da carne enquanto que o toque cítrico faz o contraponto com a picância da mostarda.

Prost!

Fabrizio Guzzon