Boa Cerveja-Feira…. com Fat Tire

Esta semana vamos colocar nossos capacetes, tirar a bike da garagem e partir para conhecer a Fat Tire.

Esta cerveja é produzida pela New Belgium localizada no Colorado e que já falamos um pouco a respeito no post sobre a Slow Ride.

O nome da cerveja é uma referência aos pneus da mountain bike que acompanhou o fundador da cervejaria em um tour pela Bélgica, onde ele se inspirou a criar a cervejaria.

E para muitos andar de bike e beber cerveja são coisas distantes, mas na verdade estas atividades podem estar mais ligadas do que você imagina.

Para pontuar alguns exemplos temos um relato de um tour de bike focado em conhecer bares de cervejas especiais em São Francisco que pode ser visto aqui, o Bier Bike Bélgica que é organizado pela Go Bike em parceria com a Cervejaria Nacional para conhecer as cervejarias belgas pedalando que pode ser visto aqui e não poderíamos esquecer de mencionar este artigo escrito pelo ciclista do Beercast Renato Martins que dá dicas de boas cervejas para se beber depois de pedalar.

Fat Tire

2016.08.19 Fat TireDados Técnicos:

Cerveja: Fat Tire
Estilo: Amber Ale
Teor: 5,2%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,00

Quando servimos vemos uma cerveja âmbar, cristalina e com espuma de formação mediana, porém duradoura.

A Fat Tire nos apresenta aromas de malte, caramelo, toffe,  açúcar queimado, um toque floral perfumado e delicado. Em segundo plano encontramos leves notas de frutado.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e média carbonatação, enquanto que no sabor encontramos suaves notas de caramelo, toffe, açúcar mascavo, notas frutadas de ameixa e abrunho com final floral que remete a rosas.

O aftertaste é adocicado, maltado com toque de toffe, caramelo e final floral e frutado suave e persistente.

A Fat Tire é uma cerveja que apresenta notas caramelo e toffe esperadas e surpreende pelas notas florais e frutadas delicadas e equilibradas.

Para a harmonização vamos buscar realçar estas notas frutadas e florais.

Para isso eu sugiro uma salada de folhas verdes, presunto parma e figo. O proposito das folhas é fazer um fundo neutro enquanto que o presunto contrasta com o dulçor da cerveja e o figo faz a ligação com as notas frutadas e florais da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon