Boa Cerveja-Feira…. com Eisenbahn Weizenbock

Mais uma semana de outubro, mais festa e mais cerveja comemorando a Oktoberfest, esta semana com a Eisenbahn Weizenbock.

Como o próprio nome diz, esta cerveja é produzida pela Eisenbahn, a cervejaria artesanal de Blumenau adquirida pela Brasil Kirin e que tem forte participação e influência na Vila Germânica de Blumenau onde ocorre a maior Oktoberfest do Brasil, e se não me engano das Américas.

E como toda boa festa a Oktoberfest é regada a cerveja e comida e deixar de lado a culinária alemã seria um erro imperdoável.

Mesmo tendo pratos com nomes que estamos pouco familiarizados, sua base usa muitos pães, carne suína e batata  e portanto não está tão longe da nossa realidade, alguns bons exemplos da culinária alemã são:

Wurst : que são salsichas, na verdade a Alemanha tem mais de 1500 tipos diferentes de salcishas, como bratwurst, Weiner, blutwurst, schwarzwurst, currywurst, Weißwurst e Rostbratwurst.

Schnitzel : São costeletas que podem ser tanto de porco quanto de vitela

Sauerbraten : Carne marinada e assada

Kartoffelpuffer: Panquecas de batata

Brezel ou Pretzels : Pãezinhos assados que podem ou não ser salpicados com sementes

Eisben: O famoso joelho de porco

Chucrute: Salada de repolho

Apfelstrudel: torta de maça feita com massa folhada.

Estes são só alguns exemplos, mas o suficiente para ter me deixado com fome, então vamos logo para a cerveja desta semana….

Eisenbahn Weizenbock

Dados Técnicos:

Cerveja: Eisenbahn Weizenbock
Estilo: Weizenbock
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,5

Ao servirmos vemos que a Eisenbahn Weizenbock é uma cerveja castanho escuro com nuances avermelhados quando contra a luz, opaca e com espuma persistente e de boa formação.

O aroma trás a percepção de banana passa bastante evidente, seguido de caramelo, ameixa, notas licorosas suaves e em segundo plano encontramos o malte e notas condimentadas de cravo.

Ao provarmos vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação, quanto que no paladar encontramos malte, caramelo, notas frutadas de banana e ameixa, dulçor equilibrado com as discretas notas de açúcar queimado e baixo amargor.

Já no aftertaste as notas de banana passa surgem de forma marcante, acompanhadas nas notas de caramelo e um fundo adstringente de banana verde e com um final seco, adocicado e aquecido.

A Eisenbahn Weizenbier é uma cerveja equilibrada com notas marcantes de banana passa e caramelo, com final quente e seco. E na minha opinião, esta é o melhor rótulo da linha regular da eisenbahn.

Depois da introdução desta coluna seria impensável não usar um prato da culinária alemã, e vendo força das notas frutadas desta cerveja vou buscar algo que acompanhe este espírito.

Eu proponho um apfelstrudel para acompanhar a eisenbahn weizenbock, vamos deixar o teor alcoólico da cerveja interagir com o dulçor do apfelstrudel e destacar as notas cítricas da maça e o frutado de banana passa da weizenbock.

Apfelstrudel – com maça, uvas passas e raspas de limão

Prost!

Fabrizio Guzzon