Boa Cerveja-Feira…. com Eisenbahn Ventura

Esta semana vamos falar da ganhadora do 5º concurso “Mestre Cervejeiro Eisenbahn”, a Eisenbahn Ventura.

Anderson Faller

Anderson Faller

Este ano o estilo escolhido foi o Belgian Blond Ale, um dos estilos que ainda não haviam sido produzidos pela Eisenbahn, que tem na verdade uma Strong Gold Ale.

O vencedor do concurso foi Anderson Faller, natural de Macaé no Rio de Janeiro. A Ventura foi a 18ª cerveja produzida por Anderson, e a primeira Blond Ale, e pelo visto isto não o impediu de apresentar uma receita consistente e muito aderente ao estilo, ainda mais quando pensamos que houveram mais de 1000 receitas inscritas.

E a manutenção do concurso pela Eisenbahn é um incentivo aos cervejeiros caseiros, que podem colocar suas receitas a prova. Para o próximo concurso já definido o estilo, será uma Irish Red Ale.

Eisenbahn Ventura

2015.03.27 Eisenbahn VenturaDados Técnicos:

Cerveja: Eisenbahn Ventura
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor: 6,9 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500ml

Ao servimos a cerveja vemos um liquido dourado profundo, cristalino e com boa formação de espuma, branca e com final rendado.

O aroma frutado na Eisenbahn Ventura é excepcional, trazendo notas de frutas amarelas como pêssego, manga e ameixa amarela fresca, o malte surge em segundo plano trazendo notas de dulçor e é acompanhado por notas de especiarias que remetem a pimenta branca.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no sabor temos um inicio com leve dulçor de malte que preenche a boca e as notas frutadas bastante presentes trazendo a sensação de pêssego e ameixas frescas.

No aftertaste temos as notas frutadas ainda em destaque e um amargor bastante suave e muito bem inserido que é acompanhado pelas notas de especiarias que remetem a pimenta branca, trazendo uma picância suave que se mistura com a rescência da cerveja formando um final seco e limpo no paladar.

A Eisenbahn Ventura é uma cerveja saborosa, frutada e com final seco e condimentado, e mesmo tendo praticamente 7% de graduação alcoólica vemos que este álcool é muito bem inserido e cria somente o pano de fundo aquecido para que os aromas e sabores se apresentem.

Para a harmonização vamos buscar salientar uma das características que achei mais marcante na Eisenbahn Ventura, suas notas frutadas.

Para isso minha sugestão é um risoto de alho poro e parmesão, buscando um prato que tenha uma força mediana para não ser encoberto pela cerveja e neste caso sabores contrastantes com a cerveja.

Deixaremos o toque salgado do parmesão ser contrastado pelo dulçor da cerveja, enquanto que a cremosidade e as notas levemente herbais do alho poro irão contrastar e destacar ainda mais as notas frutadas, fazendo com que tenhamos uma sensação de que a cremosidade da cerveja vem da polpa da fruta, enquanto que a graduação alcoólica irá limpar a cremosidade do risoto.

2015.03.27 Eisenbahn Ventura Harmoniza

Risoto de alho poro e parmesão e frango a milanesa, harmonizados com Eisenbahn Ventura

Prost!

Fabrizio Guzzon