Boa Cerveja-Feira…. com Crew IPA

Hoje em dia temos praticamente todas as cervejarias trabalhando para ter um portfólio completo, com vários estilos, e mais que isso, com a presença de uma Pale Ale ou India Pale Ale em seu portfólio dado a atual aceitação deste estilo pelo público.

Mas e se uma cervejaria alemã resolvesse fazer isso? Ou talvez mais que isso, e seguindo a lei da pureza começasse a trazer essa onda revolucionária que as IPA Americanas trazem? Bem, neste caso teríamos a Crew AleWerkstatt IPA, uma IPA genuinamente alemã.

 

2014.04.11 Crew IPACrew AleWerkstatt IPA.

Dados Técnicos:

Cerveja: Crew AleWerkstatt IPA
Estilo: India Pale Ale
Teor: 6,4%
País de origem: Alemanha
Embalagem: 330 ml vidro

Quando servimos a cerveja encontramos um liquido cristalino de cor âmbar claro, com uma espuma bege de boa consistência.

No aroma percebemos as primeiras influências, as notas cítricas do lúpulo são perceptíveis, lembrando maracujá e em segundo plano notamos o malte com notas de pão fresco que nos fazem recordar que esta ainda é uma cerveja alemã.

No paladar a primeira sensação é o amargor, intenso e regado a notas cítricas do lúpulo, porem logo é acompanhado pelas notas do malte que surgem em segundo plano para compor o amargor e ao final temos um amargor equilibrado com as notas de malte e as notas de maracujá que sentimos no aroma surgem novamente para finalizar o retrogosto.

Encontramos aqui uma cerveja de amargor proeminente, porém equilibrado, com persistência no ponto certo, as notas cítricas e a carbonatação trazem ao final a sensação frescor um final seco.

Para buscar uma harmonização com esta cerveja, a primeira coisa que pensei foi em manter a identidade nacional dela, e valorizar as notas cítricas, o amargor e a presença das notas de malte.

Então um prato com uma carne de sabor mais pronunciado e uma leve picância são muito adequados, pensando nestas qualidades um kassler ao molho de mostarda é uma bela pedida. A bisteca tem um sabor marcante sem ser pesada e o molho de mostarda trás as notas mais picantes que queremos para ajudar a destacar o amargor.

Prost!

Fabrizio Guzzon