Boa Cerveja-Feira #180…. ESB

Por | 11 de agosto de 2017

Esta semana vamos abrir a porta do pub para receber a ESB ganhadora do #RealityBeerShow 2016.

Esta cerveja, e o evento, foram produzidos pela Cervejaria Campinas. A Cervejaria foi fundada em 2016 por um grupo de amigos com uma longa história no mundo cervejeiro, inclusive do mestre cervejeiro Carlos Alberto Colombo com quase 30 anos de experiência no ramo.

Além de Carlos, ainda temos seu irmão João Paulo Colombo e o amigo Ladir Almada Neto como sócios da cervejaria que somam a experiência de Carlos o conhecimento que adquiriram em viagens para Europa e EUA. A resposta a esta dedicação foram duas medalhas de bronze com apenas um ano de cervejaria no Festival Brasileiro da Cerveja.

Esta ESB é resultado do #RealityBeerShow, um concurso que a cervejaria criou onde quatro cervejeiros caseiros acompanhados por uma pessoa completamente leiga em produção de cerveja iriam produzir uma ESB usando algum componente inusitado.  As receitas apresentadas usavam gengibre, cardamomo, rapadura e carvalho e a receita ganhadora foi produzida pela dupla Paulo Pazzoto & Salgado e o ingrediente inusitado foram espirais de carvalho americano. A lata que provei vem de uma produção de 2017, comemorativa ao aniversário do concurso.

ESB

Dados Técnicos:

Cerveja: ESB
Estilo: ESB
Teor: 5,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75

Vemos que a ESB é uma cerveja amarela escura em tom de ouro velho, levemente opaca e com espuma branca, bolhas pequenas e de presença breve.

Aroma de malte bastante destacado, com notas de caramelo, melaço e suave amadeirado, em segundo plano encontramos notas levemente frutadas que remetem a frutas cristalizadas, suave notas de lúpulo e resinoso.

Ao provarmos vemos que a ESB é uma cerveja de corpo e carbonatação medianos, enquanto que no paladar temos notas de malte presentes ao inicio, com amargor mediano e frutado que remete a brunha, alem de um suave amadeirado e resinoso. Em segundo plano encontramos notas de caramelo e um suave terroso, muito provavelmente vindo do lúpulo.

O aftertaste se mostra seco e com amargor persistente e equilibrado entre o terroso e o frutado.

A ESB da Cervejaria Campinas é uma cerveja bastante saborosa e agradável, porem com notas frutadas inesperadas nesta intensidade para o estilo, mas esta é somente uma observação, dado que as notas frutadas presentes na cerveja são equilibradas e agregam positivamente a experiência de degustação.

Para a harmonização vamos nos aproveitar não somente das notas da cerveja, mas também de todo o conceito envolvido na produção.

Como temos uma cerveja de estilo inglês, mas produzida por cervejeiros caseiros, vamos buscar um prato inglês, mas com uma característica mais informal e com cara de bar ou pub. Minha sugestão é harmonizar com um Scotch egg, usando uma tradução não oficial ou aproximação a nossa culinária é o nosso bolovo, vamos aproveitar todas as notas amadeiradas e carameladas para ressaltar o sabor da carne e o ovo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

4 comentários para “Boa Cerveja-Feira #180…. ESB

  1. Anselmo Mendo

    Egg Scotch Beer, melhor harmonização Guzzon 😀 Difícil encontrar as cervejas da Campinas aqui em São Paulo. ESB é um dos estilos ingleses que mais gosto e acho que faltam opções nos bares. Você conhece os sócios? As vezes converso com o Ladir nas redes sociais. Abração!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,

      Eu não acho mesmo as cervejas de Campinas por aqui… por sinal tem uma outra cervejaria de lá, a Tabuas…. preciso ir para lá em um sábado, eles sempre tem evento no brewpub.

      Eu tbm acho a ESB um ótimo exemplo do estilo inglês, pena que temos poucos exemplares nacionais.
      Não conheci os donos… acabei não tendo tempo de entrar em contato com o pessoal antes de escrever a resenha… vou dar uma olhada se troco uma ideia com eles e provo mais algumas cervejas.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Tenho vergonha de admitir que nunca comi um bolovo! :O
    E também nunca bebi essa cerveja, mas isso é justificável pelo fato de até antes de ler seu post não sabia que ela existia hehe
    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      O bolovo é uma das iguarias dos botecos…. tem alguns que são muito bem feitos e vale a pena conhecer. Mas tem que ser feito no dia… o Scotch Egg é um pouco diferente, principalmente no preparo da carne, mas o nosso bolovo não fica atrás não.

      E esta breja eu comprei na mesma feira de food truck que comprei a Pass que falei na semana passada. Mas achei num food truck da Cervejaria Campinas, tinham algumas brejas engatadas e vi esta lata sendo exposta…. resolvi comprar, só depois que eu li a respeito… valeu a pena.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*